3 DICAS PARA PREPARAR LANCHES SAUDÁVEIS PARA CRIANÇAS
A falta de lanches saudáveis pode ser a causa de obesidade! Recente um estudo da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Imperial College de Londres revela um alarmante número: em 40 anos, a quantidade de obesos entre 5 e 19 anos aumentou de 11 para 124 milhões no mundo.
Uma das sugestões do principal autor do estudo, professor Majid Ezzati, para reduzir esse problema é encontrar formas de tornar o alimento saudável e nutritivo mais disponível em casa e na escola.
Levando em conta que outra pesquisa aponta que quando comer pode ser tão importante quanto o quê comer, que tal começarmos a tarefa de casa pelo lanche?
Não há ninguém mais preocupado com a saúde dos filhos do que os pais. E para ser certeiro no preparo de lanches saudáveis para crianças a fim de evitar hábitos inadequados, trouxemos 3 dicas de alimentos nutritivos.
Importância de uma alimentação equilibrada
A criança vive, durante a fase escolar, um acentuado desenvolvimento físico e mental. Isso vai solicitar uma grande quantidade de energia e nutrientes. Uma alimentação apropriada é fundamental para suprir essas necessidades.
Muitos pais não fazem ideia de que a hora do lanche em casa ou na escola pode garantir a energia e os nutrientes essenciais para o crescimento. O resultado é um melhor desempenho escolar e fisiológico. Dessa forma, pode-se evitar rotinas alimentares inadequadas que trazem danos à saúde.
Combinações de lanches saudáveis para crianças
As escolhas e padrões alimentares partem dos pais. Eles são os responsáveis pelo tipo, qualidade e preparo do alimento adquirido. O lanche ocupa uma posição intermediária, trazendo energia à criança entre duas refeições essenciais. Reunimos 5 opções com combinações fáceis e rápidas para fazer em casa ou levar como alternativa de lanche para a escola.
Lanche 1
Misture mel, aveia e banana cortada em rodelas. Acompanha um leite fermentado.
Lanche 2
Goiaba vermelha picada. Pão de leite, mandioquinha ou cenoura com creme de queijo. Para beber, suco natural de uva.
Lanche 3
Bolo de cenoura. Morangos e uvas. Suco de abacaxi com hortelã.
Lanche 4
Ovinhos de codorna com azeite. Pão integral com geléia 100% fruta. Suco natural de acerola.
Lanche 5
Pipoca salgada e iogurte.
Vale lembrar que um lanche saudável deve ter pelo menos uma quantidade ou unidade de cada grupo alimentar que são:
- carboidratos (pães e cereais). Eles são a base da pirâmide e fontes de energia;
- proteína (iogurte, queijo, leite). Auxiliam na formação e desenvolvimento do corpo das crianças até a fase adulta;
- fruta (que pode ser tanto in natura quanto o suco, mas sem açúcar). Elas possuem várias vitaminas e substâncias com diversos benefícios para o organismo.
3 dicas para um lanche saudável com crianças
1. Chame seu filho para fazer o lanche com você
Pesquisadores afirmam que, além de estar atento a quando comemos, é preciso considerar com quem comemos. E refeições em família são excelentes alternativas para estarem juntos e desenvolver práticas alimentares mais saudáveis. Que tal chamar as crianças para ajudar no preparo do lanche? Um ambiente funcional pode fazer toda a diferença neste momento e tornar a tarefa ainda mais rica e divertida.
2. Faça lanches em formatos divertidos
Pensar em lanches saudáveis e atrativos é um desafio para muitos pais e cuidadores. Para evitar a mesmice, uma boa dica é utilizar a chamada arte na cozinha ou food art.
Corte os pães de sanduíche com formas de aparar biscoitos em formatos diferentes. Os sanduíches ficam sempre com uma “cara” divertida e estimulam as crianças a experimentar.
3. Varie o cardápio
Sem sacrifícios ao oferecer um cardápio nutritivo e atraente. Para evitar a monotonia de opções, procure variar. Dentre as variadas possibilidades, as cores também tem efeito no prazer e no desejo de comer da criança. Vale lembrar que a hidratação tem papel fundamental na reposição das perdas hídricas. Estimule o consumo de água em casa e na escola.
Unir praticidade e qualidade na preparação de um lanche saudável para crianças é um desafio. Mas, com estas sugestões de combinações, é possível começar a montar boas opções de refeições que combinam prazer e nutrição. Conte-nos o que achou das informações. Deixe seu comentário!
MARIANA F. VALÉRIO
Publicidade e Marketing - SRHD